Morre Lolô Cornelsen, tricampeão Paranaense de Futebol, aos 97 anos

  • 05/03/2020

Morreu nesta manhã de quinta-feira, 5, Ayrton Lolô Cornelsen, o tricampeão do Campeonato Paranaense de Futebol com a camisa do Clube Atlético Parananese, amador em 1943 e 1944 e com o time principal em 9145. Ele tinha 97 anos, era um dos profissionais mais famosos do Paraná, e morreu no Hospital Vita depois de ter falência múltipla de órgãos.

O paranaense nasceu em Curitiba, em 7 de julho de 1922. Ele deixa quatro filhos, sete netos e sete bisnetos. Cornelsen participou de vários projetos importantes no Paraná como, por exemplo, a implantação do ferryboat que faz a travessia entre Guaratuba e Matinhos, no litoral do Paraná, a Rodovia do Café, entre muitos outros.

Entre suas obras mais importantes estão a construção dos Estádios Couto Pereira,  Pinheirão] e o Mineirão. Foi também responsável pela construção dos Autódromos de Jacarepaguá, de Curitiba, de Estoril e de Angola. Foi o inventor da caixa de brita e do elevador panorâmico, apesar de não ter patenteado suas invenções. Construiu, ao todo, 33 hotéis, sobretudo em Portugal. Ajudou o projetista francês Alfred Agache a realizar seu plano urbano para Curitiba.

Lolô fez parte do Banco de Idéias do Instituto de Engenharia do Paraná, onde criou projetos ou melhorou antigos, como por exemplo o projeto "Casa Fácil", uma idéia inteligente que objetiva a reconstrução do Haiti após o terremoto que atingiu o país no início de 2010, através do uso de casas pré-moldadas, de fácil construção e com valor reduzido.

Também foi diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER) e trabalhou nos projetos da Rodovia do Café, o Ferryboat em Guaratuba e a remodelação da Estrada da Graciosa, entre outras obras.

Lolô foi o responsável por mudar o escudo do clube, que de um triângulo com listras verticais e um acrônimo CAP no canto superior esquerdo, passou a ser o mesmo acrônimo do antigo, só que sem contorno, mais estilizado e grosso, ao estilo barroco. Posteriormente o símbolo ganhou mais elementos.

O corpo de Lolô será velado a partir das 15h, no Cemitério Luterano, no bairro Alto da Glória, e o enterro está marcado para as 17h.

Redação Bem Paraná com assessoria | Foto: Reprodução.

Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no WhatsApp Xeretando (45)99824-7874

0 Comentários



Deixe seu comentário

* Seu comentário passará por uma avaliação antes de ser postado no site.
* Para que seja vinculada uma imagem sua no comentário é necessário cadastro no GRAVATAR